CANTEIROS


SEMENTE ABDIAS*


  Uma irmã de meu pai era muito parecida com Abdias, tinha o olhar forte cheio de ternura, rosto leve, bonito e gentil, onde vagava suave um jeito de poesia.
  Minha tia trabalhava como cozinheira, ganhava muito pouco e gastava quase todos os seus ganhos comprando passarinhos em gaiolas que eram vendidos nas feiras livres da cidade.
  Ela carregava suas gaiolas até uma mata próxima de sua casa e ali, com grande alegria, soltava seus pássaros, observando os voos.
   Um dia minha tia Maria ficou doente.  Minha mãe dizia que ela não se tratava, gastando seu dinheiro com passarinhos.  Que iria morrer em algum hospital como indigente. Meu pai dizia:
    - Este negócio de morte não é com a Maria.  
     Minha mãe, irritada, dizia: - Quer dizer que sua irmã vai virar semente?
      E meu pai respondia orgulhoso:  
    - Ela já é semente.  Semente Maria.  
   Abdias é semente.  Criou muitas árvores em vários cantos do planeta. Nos olhos fortes havia uma ternura grandiosa. Em seu rosto leve, a poesia de todos os poetas.  Esse negócio de morte nunca foi para Abdias, semente Abdias.
Iara Rosa é poeta e artista plástica. Este texto foi escrito em Armação dos Búzios,
no Rio de Janeiro, em outubro de 2011, após o falecimento de Abdias.

 
           

Eu acredito na força da germinação. Acredito que seja possível cultivar flores em meio a escombros.
GERMINAÇÕES: expansões poéticas. Set/2016

     

Projeto GERMINAÇÕES: expansões poéticas 2016-2019. AMAP-associação de Mães e Pais Funcionários do Tribunal de Justiça de São Paulo - Complexo Criminal Barra Funda

       *OCUPAÇÃO ITAU CULTURAL ABDIAS NASCIMENTO
         

Comentários

Postagens mais visitadas