MESA PARA UM
O divórcio trouxe-me uma alegria: a solitude. Nesse tempo silencioso todos os sentidos são despertados. Que prazer preparar uma refeição e poder "sentir!" todo o processo: o aroma do manjericão recém espalhado ao molho. O borbulhar da panela alertando que ainda não está pronto, mas que não se pode descuidar - é preciso cuidar para que não passe do ponto. A espessura do filé de frango: nem muito fino, nem muito grosso. O diálogo imagético no prato: contrastes fascinantes e complementares entre verde do hortelã com o molho de tomate, levemente alaranjado: para quebrar a acidez do tomate, a doçura de uma cenoura. E finalmente a sinfonia: hmmmmmmmmmmmm. Sim, meu nhoque de batatas com filé de frango empanado é simples, porém é de comer gemendo.
Hoje fiquei sozinha em casa e quase cedi à tentação de "me virar com qualquer coisa". Afinal não há mais ninguém aqui... Que pouco caso comigo... Inspirada por toda trilha sonora de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, senti-me uma francesa preparando um prato italiano. Improvável? Nãoooooo! Sou mesmo uma cosmopolita: a independência de uma francesa, a voluptuosidade de uma italiana, a dedicação de uma gueixa.
Total imersão, quase um ritual xamânico foi impossível afastar o convite à "digestão" de experiências e descobrir que todas as respostas para minhas inquietações estão dentro de mim. É claro que qualquer associação com o filme COMER REZAR AMAR é totalmente viável.
Estar só é uma experiência edificante. A possibilidade de conhecer-me e apreciar-me conduz a outra importante conclusão: estar numa relação a dois não se trata de suprir carências e necessidades - isso é mesquinhez, mendicância, conveniência, egoísmo. Quero estar com alguém porque sou transbordante; aqui há abundância de sentimentos-sentidos-vivências-emoções. Quero estar com alguém que saiba apreciar - ao meu lado - o sabor, aroma, cor, textura, barulho de um copo de água com hortelã.
"Com o tempo você vai percebendo que, para ser feliz, você precisa aprender a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você." Mario Quintana
Comentários