AS RELAÇÕES ARTE-TECNOLOGIA NO ENSINO DA ARTE

Ensinar ou não ensinar?  Eterna discussão.  É possível ensinar Arte? É possível aprender Arte? O que é Arte?O material abaixo é resultado de um trabalho acadêmico onde tenta-se a experimentação. Talvez essa, seja a busca mais viável.  Arte educação e tecnologias

Integrantes: Adriana, Camilla, Elaine, Lizete, Bernardete, Thais
Agradecimentos a profa. Liliana Bellio pela proposta do trabalho e aos colegas Alberto, André, Andrezza, Daniel, Fábio, Flávia, Gabriel, Isac, José, Lídia, Lucas, Talita e Victor que aceitaram participar do processo.
E fico aqui refletindo: não sei se é possível ensinar Arte... o que sei é  [ A Arte] pode ser altamente contagiante.

Comentários

Afff.. foi uma DELICIA participar deste projeto!
Me vi ali DEITADA no chão desenhando e me bateu saudades!

bju amigannn
Adriana Felippe disse…
Amigannn,

realmente foi uma experiência importante dentro de nossa formação e acredito que todos puderam aproveitar.
são momentos eternos; o aprendizado fica.

bjão
José Varanese disse…
¨Arte se ensina?¨ Pergunta difícil heim!!

Aprendemos a escrever, mas não a fazer poesia. Poesia se ensina?

Aprendemos a fazer contas, mas não a ser calculistas ou economistas;

Aprendemos a caminhar, mas não a escolher caminhos.

Sua pergunta requer uma tese, menina!!!

Podemos aprender a deixar a retina sentir a luz, abrindo os olhos lentamente. Ao sairmos da escuridão é preciso aprender a ver.

......

E por ai vai. A resposta é difícl, longa, polêmica e VÁLIDA!

bjs, abcZ

José Varanese
(arquiteto)
Adriana Felippe disse…
José,

Agradeço demais sua contribuição!
Que lindo! É isso, então: aprender a enxergar, sair da escuridão...

Felicidades!
Mirian disse…
Oie Dri....Li seu post, gostei muito. Cada vez que leio e vejo trabalhos assim, eu sempre aprendo Arte. É incrível como vocês dão várias dicas e tecnologia e nos mostram outra visão sobre um simples traçado, uma paisagem, uma pintura, uma ikebana,uma arquitetura, uma cerâmica ou seja lá, uma simples arrumação para um café com bolo....A partir daí eu mesma faço minha própria Arte e pratico minha criatividade. Vocês despertam a Arte e criatividade que há dentro de cada um de nós, isso me faz muito feliz é uma eleveção espiritual. É muito bom quando despertamos esse sentimento, outra maneira de ver o mundo e as pessoas, enfim....é recíproco, uma troca de sentimentos, habilidades, uso da tecnologia, conhecimentos, experiências vividas...É por isso que sinto cada expressão de Arte como única, cada ser humano como único. Um aprendendo e tbm ensinando ao outro, o outro ensinando e tbm aprendendo. Que ciclo maravilhoso! Obrigada. Bjssss 1000 Mi.
(entusiasta e apreciadora de Arte)
Adriana Felippe disse…
Querida Mi,

Que fantástica essa sua visão sobre Arte; esse pragmatismo. Muito bacana, vc. poder se apropriar a partir da apreciação, e reiventar e trazer isso para seu cotidiano.
Somos entusiastas; amamos a Arte e acho que deve ser fascinante para um artista saber o quanto seu trabalho pode provocar, de forma diversa.
Sempre me ensinando, agradecida!
bjs
Luiz disse…
O que posso dizer é que quando pinto, independentemente de minhas limitações, e são muitas, sinto momentos de elevada nobreza , distanciamento do senso comum , espiritualidade , diálogo metafísico , enfim, o que tento passar para meus alunos é um convite a essas nobres sensações. Minha poética esta na aceitação de meus recursos , e, com mediadores capacitados, entenderiam
e decodificariam uma captação e tradução evidenciada de um ser sensível que vive em 2012. Em resumo é isso.
Luiz
(artista plástico e professor)
Adriana Felippe disse…
Prof. Luiz,

que privilégio ser sua aluna! Aceitei seu convite e foi uma descoberta surpreendente.
Penso que a palavra apropriada realmente seja: convite.

Agradeço por dialogar conosco.

gde. abraço.
Pedro disse…
Feliz 2012, Adriana!!!!
Ensinar Arte vai além do que pensamos, é uma coisa muito sutil. Existem professores que lecionam outra disciplina e sua aula é pura Arte, devido o método que utiliza em sua aula. É possível ensinar e aprender Arte porque ao mesmo tempo que nós Arte Educadores ensinamos estamos automaticamente aprendendo; é uma mecanismo instantâneo. Nada como a Arte para nos mostrar "o outro olhar" sobre as coisas, ela nos ensina a observar utilizando todos os sentidos do nosso corpo e nos da a oportunidade de solucionar alguns problemas de maneira mais diferenciada e original porque a Arte também nos desenvolve a criatividade.

A Arte é um conjunto de idéias e atitudes resultante da habilidade e criatividade de quem a faz. Ela pode ser expressada de várias formas e estilos, as mais conhecidas são a música, teatro, pintura, escultura, gravura,...

Pedro Sal
(arte-educador)
Adriana Felippe disse…
Feliz 2012, Pedro!

bem interessante ensinar-aprender/aprender-ensinar.

bem interessante entender que a Arte é pura manifestação e sua produção exige pensamento, técnica e sentimento.

e vale lembrar que é um direito de todos.

Muito grata por sua colaboração.

gde. abraço.
Janaina Santana disse…
Adorei seu blog!
Fiquei muito feliz e entusiasmada com o que você escreveu. É o que comecei a sentir depois de entrar na faculdade. Queria ser artista e não educadora. Hoje quero ser ao contrário.
A Arte nos contagia de uma maneira que vemos que apenas criar ou contemplar não é o suficiente. Compartilhar e estimular a Arte a outros é um dever para aqueles que amam o seu próximo.
Como o professor Jairo disse hoje na aula, devemos gostar de pessoas. E isso é o começo de tudo, até mesmo antes de ser um artista.
Parabéns!
Bjos e até a aula
Janaina
Adriana Felippe disse…
Querida Janaína,

vc. mexeu profundamente com minhas emoções... muito grata. Fiquei muito feliz com suas palavras, emocionada porque é possível sentir sua sinceridade. Que bom! Verdade, é essencial gostar das pessoas, interessar-se por elas, estar disponível, encontrar, transformar, crescer. Esse é o sentido...
Conte comigo, ok?! bjão e até a aula.

Postagens mais visitadas