Eu continuo fazendo Arte... Um Olhar Sensível sobre o Japão II


Bem, cá estou eu novamente: mais inspirada, mais encantada e acho, cada vez mais próxima do Japão.



 Quero tomar água neste copo e chá nessas xícaras.  Muitos motivos para me encantar...


Essa imagem também merece ser premiada.

Fotos de Luiz Felipe Hassib

É impossível não lembrar de Van Gogh...

 "Não posso evitar o fato de que meus quadros não sejam vendáveis.  Mas virá o tempo em que as pessoas verão que eles valem mais que o preço da tinta."
..."Ao exagerar nas cores", Van Gogh explicava ao irmão Theo, "quero expressar-me com força."  As cores, para ele, não descreviam meramente os objetos, mas davam-lhe sentido.  E nenhuma outra cor o fascinou tanto como o amarelo, que no Japão simbolizava a amizade.  E representava a glória do sol e o trigo dourado - em resumo, era a cor da criação.  Até mesmo em seus quadros noturnos o amarelo desempenha papel fundamental.   Girassóis, uma de suas telas mais famosas, foi trabalhada com pouquíssima outra cor além do amarelo - façanha técnica quase inigualável.

 Girassóis, pintado em agosto de 1888, em Arles.  Atualmente está na Galeria Nacional, Londres.

Utagawa Hiroshige (1797 - 1858) - Ponte de Ohashi na Chuva
Van Gogh fez uma cópia desta xilogravura, que integrava sua coleção.  Aqui, as cores brilhantes e a simplicidade do desenho, características da arte japonesa que tanto encantaram Van Gogh e muitos outros contemporâneos seus.
Fonte: Coleção Os Grandes Artistas - Impressionismo - Ed. Nova Cultural

Para desgustar, absorver e nutrir o espírito finalizo com Yellow, Coldplay - Live Tokyo, 2009.

Bom Apetite!







Yellow

Look at the stars,
Look how they shine for you,
And everything you do,
Yeah, they were all yellow

I came along,
I wrote a song for you,
And all the things you do,
And it was called Yellow

So then I took my turn,
Oh what a thing to have done,
And it was all Yellow

Your skin
Oh yeah, your skin and bones,
Turn into something beautiful,
Do you know?
You know I love you so,
You know I love you so

I swam across,
I jumped across for you,
Oh what a thing to do
'Cos you were all yellow,

I drew a line,
I drew a line for you,
Oh what a thing to do,
And it was all yellow

Your skin,
Oh yeah your skin and bones,
Turn into something beautiful,
Do you know?
For you I'd bleed myself dry,
For you I'd bleed myself dry

It's true, look how they shine for you,
Look how they shine for you,
Look how they shine for...
Look how they shine for you,
Look how they shine for you,
Look how they shine...

Look at the stars,
Look how they shine for you,
And all the things that you do

Amarela

Olhe pras estrelas,
Olhe como elas brilham por você,
E por tudo o que você faz,
Sim, elas eram todas amarelas.

Eu progredi,
Eu escrevi uma canção para você,
E tudo que você faz,
E ela chamei de "amarela".

Então eu esperei minha vez,
Oh que coisa para se fazer,
E era tudo amarelo.

Sua pele,
Oh sim, sua pele e ossos,
Transformaram-se em algo bonito,
Você sabe?
Você sabe que eu te amo tanto,
Você sabe que eu te amo tanto.

Eu atravessei o oceano,
Eu superei barreiras por você,
Oh que coisa a se fazer,
Pois você estava toda amarela.

Eu tracei uma linha, (estabeleci um limite)
Eu tracei a linha por você,
Oh que coisa a se fazer,
E ela era toda amarela.

Sua pele,
Oh sim, sua pele e ossos,
Transformaram-se em algo bonito,
Você sabe?
Por você eu daria todo o meu sangue,
Por você eu daria todo o meu sangue.

É verdade, olhe como elas brilham para você
Olhe como elas brilham para você
Olhe como elas brilham para...
Olhe como elas brilham por você,
Olhe como elas brilham por você,
Olhe como elas brilham...

Olhe para as estrelas,
Olhe como elas brilham para você,
E todas as coisas que você faz

Comentários

dona Maria disse…
Esse blog tá lindo!!!
Anônimo disse…
tem um blog de um brasileiro no Japão que mostra tantas coisas lindas que tem por lá.
http://lostinjapan.portalnippon.com/2011/06/heiankyo-terra-da-tranquilidade-kyoto.html
e acho que aparece esse local de suas fotos.eu estive no Japão duas vezes e é um país dos sonhos.
Parabéns pelo belíssimo blog
Ellen Cristina
Adriana Felippe disse…
Ellen,

Fiquei absolutamente tocada com seu comentário. Visitarei sim o blog que vc. indicou e voltarei para partilhar.
Grata por apreciar, venha sempre visitar-me.
gde. abraço,

Adriana Felippe

Postagens mais visitadas