Agenda de Cursos Abril e Maio 2010


Galeria Area Artis promove curso de Arte Terapia

 
Programação engloba oficinas, workshop e vivências

 
Promovido pela Galeria Area Artis, o curso "Vivenciando a Arte através da Arte Terapia", é coordenado pela terapeuta de comportamento e artista plástica, Adriana Felippe, que trabalha o autoconhecimento e expressividade através da Arte Terapia. 
O curso é direcionado a todos interessados em descobrir e desenvolver suas potencialidades criativas, conhecendo as ferramentas e técnicas. O objetivo é utilizar a Arte como um meio para que o indivíduo entre em contato com seu interior, incentivando-o a descobrir e seguir sua própria natureza através dos meios que mais tem afinidade, percebendo a Arte como um processo de comunicação não verbal, no qual tem menos importância o resultado e a estética do trabalho.  "A importância está naquilo que a Arte revela do inconsciente e o seu efeito no consciente, melhorando o seu viver e o seu sentir", explica Adriana.  
Programa 







  • Curso "Vivenciando a Arte através da Arte Terapia", são 12 encontros quinzenais. Próximos encontros iniciando em:







    • turmas de 2ª. Feira 10 e 24 de maio – períodos: manhã, tarde ou noite







    • turmas de 4ª. Feira 12 e 26 de maio – períodos: manhã, tarde ou noite







    • turmas de 6ª. Feira 14 e 28 de maio - períodos: manhã, tarde ou noite







    • turmas aos sábados 15 e 29 (manhã ou tarde)
    Disponibilizamos essa variedade de horários para melhor atender aos participantes, porém para cada turma é necessário um número mínimo de participantes.
    Investimento: R$140,00/pessoa










  • Workshop: É uma síntese do curso, e tem por objetivo mostrar na prática o funcionamento do curso.  O participante realiza exercícios e sai já sentido o efeito da Arte Terapia. Realizado em 1 encontro de 3 horas no dia 24 de abril (sábado), das 14h às 17h.
    Investimento: 1 kg. alimento não-perecível/pessoa










  • Oficinas: Utilizam como tema a vida e obra de determinado artista.  Como conclusão, o participante produzirá um trabalho artístico inspirado no estudo.  As técnicas utilizadas serão ensinadas, portanto não há necessidade de aptidão artística.  No mês de maio, o tema é a vida de obra de Tarsila do Amaral. Serão realizadas em 2 encontros de 3 horas cada nos dias:







    • 2ª.feira 03 e 17/05, das 19h às  22h.







    • 4ª.feira 05 e 19/05, das 19h às 22h.
      Investimento: R$160,00/pessoa








  • Vivências: A proposta principal é a abordagem de alguns temas desenvolvidos pelo psicólogo suíço Carl G. Jung, como Sincronicidade, Libido (energia psíquica) e O simbolismo nas artes plásticas. No mês de abril o tema será Libido (energia psíquica). Realizadas em 1 encontro de 3 horas nos dias 23 ou 26 de abril, das 19h às 22 h. Investimento R$50,00/pessoa

    Sobre o Curso "Vivenciando a Arte através da Arte Terapia"

 
Conteúdo
História dos Grandes Mestres da Pintura
Vivenciar a Arte inspirando-se nas Obras dos Grandes Mestres
Todos os exercícios terão uma abordagem pragmática, para que o aluno possa aplicar em seu cotidiano, conquistando uma melhor qualidade de vida.

 
Metodologia
Aulas expositivas, exercícios individuais e em grupos.
Utilização de mídia escrita, filmes, fotografia, produções artísticas e literárias.
Aulas práticas utilizando algumas técnicas como recorte e colagem, pintura, trabalho em sucata e recicláveis, histórias e música.
 
Benefícios







  • Autoconhecimento







  • Melhora da auto-estima







  • Capacitação para melhorar a comunicação e expressão







  • Resolução de conflitos internos como: timidez, medo, pessimismo, baixa auto-estima.







  • Organização do caos interno







  • Descobrir e potencializar os talentos e administrar as fraquezas







  • Aprimorar a visão perceptiva aprendendo a enxergar o belo em diversas situações e lugares







  • Conquista de muitos resultados, mesmo após a conclusão do curso, sendo também notados a médio e longo prazo. 
Adriana Felippe de Oliveira Gonçalves dedica-se ao estudo das Artes há quatorze anos. Estudou na Escola Panamericana de Artes, Casa do Restaurador, Universidade Metodista e com o pintor Dangon.  Há dez anos realiza trabalho voluntário utilizando a Arteterapia.  Seu trabalho é direcionar e despertar nas pessoas o interesse por Arte, criando condições para isto.
 
Serviço 
"Vivenciando a Arte através da Arte Terapia" 
Informações, preços, incentivos (descontos) e inscrições pelos telefones: 5042-2109 – 5093-1929 com Elaine, das 13:00h às 19:00h.


  • Incentivos (descontos): A riqueza do trabalho em Arteterapia se dá também pela interação com o outro.  Para incentivar a formação de turmas criamos esse sistema de descontos:
  1. Para o participante que indicar + um participante, terá 25% de desconto sobre qualquer atividade (exceto workshop)
  2. Indicando 2 participantes, terá 50% de desconto
  3. Indicando 3 participantes, terá 75% de desconto
  4. Indicando 4 participantes, terá 100% de desconto

 
Para conhecer o trabalho da Adriana, comentários sobre o curso e mais informações visite: www.aartecontagia.blogspot.com
Veja os comentários a respeito de seu trabalho nas postagens:
julho de 2009 PALESTRA A ARTE CONTAGIA

setembro de 2009 ABSOLUTAMENTE EMOCIONANTE  e PRO DIA NASCER FELIZ


Para conhecer a Galeria  veja a postagem:
agosto de 2009  WORKSHOP VIVENCIANDO A ARTE ATRAVÉS DA ARTE TERAPIA

 

 
Informações para a imprensa  
Cristina Bielecki Assessoria de Comunicação Tel: 11 – 3672-8682 Cel: 11 – 9111-8970 www.crisbcomunicacao.com.br




Abaixo um depoimento e dois trabalhos produzidos por uma participante da última turma:
I. R.V. L., 24 anos



O curso  Vivenciando a arte através da  Arte Terapia foi um maravilhoso portal, pois,foi me aberta inúmeras possibilidades de lidar com as situações complicadas do dia a dia .
Descobrir a arte através da Arte Terapia foi um imenso presente e me possibilitou olhar dentro do meu ser , ver, sentir  quem realmente sou.
E realmente como a Adriana nos diz : conhecer a história da arte é também conhecer nossa história, nos conhecer.
Estou imensamente grata e feliz com as  mudanças que estão acontecendo na minha vida a partir do momento que aprendi a me permitir viver e buscar a arte em tudo o que realizo.
O Ambiente é maravilhoso e nos remete a reflexão e nos inspira. A forma como nos foi passado toda a informação, tão clara e com um imenso carinho nos permite abrir nossos corações e assimilar mais, todo o conteúdo das aulas.
A Adriana é uma pessoa maravilhosa e consegue  nos  conduzir muito bem nessa jornada.
A recepção também é ótima. Nunca tive uma recepção dessas em outros cursos. Fomos muito bem recebidos, com chás ,lanchinhos e todos os  quitutes e mimos que a Adriana sabe tão bem nos oferecer e como nos oferecer.
Estou muito satisfeita e recomendo a todos que se permitam viver esta experiência.
Pontos a serem trabalhados
Todos os pontos que eu queria trabalhar foram atingidos. Achei muito interessante, parando para analisar foram trabalhados de uma forma tão sutil e foi como um despertar .

Autoconhecimento : Aprendi como buscar o autoconhecimento. Agora não sou mais como no filme do Jim Carey  uma” Yeswoman “ que diz sim para tudo. Estou aprendendo a definir minhas  prioridades o que eu quero e o que eu não quero fazer. Estou  aprendendo do que realmente gosto.
Aliás uma grande experiência foi com relação a alimentação. Devido a minha grande ansiedade e crises de compulsão eu não conseguia sentir o sabor do que estava comendo .
E agora estou aprendendo e percebendo do que gosto de comer . Quando cheguei em casa depois da aula eu fui tomar café com minha mãe e percebi que nunca tinha saboreado um café de verdade.
Melhora da auto-estima: Estou finalmente me vendo de verdade no espelho. Buscando me ver como sou e gostar de mim com qualidades e defeitos.  Agora tenho vontade de me tornar uma pessoa melhor, cuidar mais do meu jardim.  Até exercícios como hidroginástica eu comecei a fazer.
Organização do caos interior : Aprendi a organizar o meu lixinho e a lidar com o lixo dos outros também . Quando, como dizem : “ A coisa fica preta” ,  aprendi que pela arte podemos exteriorizar e não somatizar nossas negatividades. Quando tudo parece estar ruim eu corro para as minhas tintas e me sinto muito melhor.
Descobrir e potencializar os talentos e administrar as fraquezas : Aprendi muito com o exercício do papel higiênico. Eu não conseguia  ver qualidades em mim, foi bem difícil. Mas agora estou aprendendo a ver minhas reais qualidade, sem falsa modéstia.
Aprendi também a  ver os defeitos, quando faço algo que me entristece e  não gosto do que fiz, converso comigo e reflito no que eu tenho que mudar e como mudar, aos poucos estou conseguindo lidar com meus defeitos e melhorar em outros.
 Comentário a respeito dos trabalhos :
O pássaro Azul :
Nossa foi um presente pra mim. Estava relutante a respeito de pintar um abstrato, sem usar formas que estou habituada, deixar o meu inconsciente agir . Foi bárbaro o pássaro que está do lado direito  na parte superior do desenho surgiu sem eu perceber, foi o meu inconsciente que me mostrou o quanto potencial tenho escondido. E todos temos essa possibilidade basta nos permitirmos. Enquanto pintava estava pensando em como isso de me podar e não acreditar em mim me deixava chateada e como eu queria me libertar.


Os caminhos:
.  Enquanto pintava eu pensava que nessa bagunça de cores que é o meu caos interior está tudo o que quero organizar e para isso existem os caminhos : grandes, pequenos outros que não terminam que param no meio e recomeçam . Acho que é isso em meio ao caos existem possibilidades, basta estarmos atentos a elas. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas