AS PEDRAS QUE ATIRARAM EM MIM...


Dia desses, encontrei com minha querida amiga e eterna professora ou eterna amiga e professora - já não sei mais onde termina uma e começa outra relação - Beth Cortella, e juntas refletimos sobre acontecimentos desagradáveis, dissabores, até desafetos.  Como algumas vezes é dolorosa a indiferença; como às vezes falta delicadeza e elegância nas relações.  Sim, somos solidárias nesta causa.
Não que sejamos carentes, isso não!  Mas bondade e cortesia deveria ser uma constante nas relações humanas, afinal não somos máquinas.
Fui para casa refletindo e acabei lembrando que passo por essa situação, frequentemente, também.  Quis que ela soubesse que entendo como se sente e ela muito generosamente incentivou-me a postar nosso diálogo.  Não imaginei o quanto seria poético, mas a Beth, com sua sensibilidade de grande artista, que é, enxergou poesia.

"Sou alvo fácil para as pedras. Não que goste desta condição, absolutamente; mas o fato é que parece ser costume atirarem pedras em mim.  Talvez porque sou muito exposta, ou porque meu teto é de cristal Baccarat ou Moser, ou porque tenho cara de quem gosta de ser apedrejada, ou por que sou 'espevitada' em demasia e isso irrita ou talvez seja tudo isso junto.  De tanto tomar pedrada, às vezes nem sei de onde veio, só sinto o estrago feito, aprendi a 'lavar' as pedras que atiram em mim e construir jardins, edificações...  aprendi a construir.  Algumas pessoas precisam diminuir os outros para se edificarem; eu prefiro juntar as partes boas de uma ruína e construir uma nova edificação.  Assim estarei sempre em construção, sempre evoluindo.  

Há exatamente um ano, recebi uma tarefa de um sacerdote: lavar todas as pedras do jardim do Templo (sabe Deus o que ele queria com isso; acredito que testar minha humildade, talvez).  Foi dificílimo, porque foi muito solitário, cansativo, braçal e até humilhante, talvez.
Passei uma semana carregando pedras, deixando as pedras de molho, trocando a água das pedras, cuidando, esfregando uma a uma (eram centenas) e secando ao sol.  Se no início foi difícil encarar aquela pedreira, após alguns dias, acredite, fiquei amiga das pedras; lavei-as com carinho e doçura. Existiu um limite entre a autopiedade (que não é minha praia, mesmo) ou ficar amiga das pedras. Aí tive meu estado de iluminação: talvez seja por isso que jogam tantas pedras: porque precisam ser lavadas.  Talvez algumas pessoas não saibam lavar suas pedras e entre aprender, preferem jogar nos outros.  Entre sujar e lavar,  prefiro ser quem lava.  

Ao final  muitos 'limos' e 'crostas' internas foram diluídas e surgiu espaço para o florescer das lavandas.

Não sei se fiquei mais humilde, mas aprendi que as pedras, quando lavadas, ficam lindas!




Pedras do Templo de Kyoto, Japão.  Registro da imagem feito por Luiz Felipe Hassib

Após um ano, passo pelas amigas-pedras - agora estão cercadas de orquídeas - e posso ouví-las:
-Ei Adriana, precisamos ser lavadas!
E aí me dou conta, que ainda há um longo caminho - de pedras - para polir minha alma.

Quem nunca foi alvo de pedradas que atire a primeira pedra."

Comentários

Anônimo disse…
Nossa Adriana! Que profundo, isso é real?!
Liliana
Armazém da Flor disse…
Dri,

Parabéns suas edificações estão cada vez mais sólidas e lindas!

Patricia
Adriana Felippe disse…
Olá Liliana,
saudades de vc.! Isso é bem real, sim! um grande aprendizado!
gde. abraço e boa semana!
Adriana Felippe disse…
Paty,
vc. é parte da 'edificação'.
agradecida por tudo!
linda semana!!!!
Elizabeth disse…
Sabedoria Adriana!!!...isso, sabedoria. Aprendi.
Beth
Adriana Felippe disse…
Beth,

Minha amiga-professora ou minha professora-amiga, já não sei onde começam e onde terminam essas relações... por isso sou eu que aprendo com vc., sempre! e como vc. é bonita! generosa e sempre me possibilitando construir jardins! as amigas-pedras agradecem!

gde. beijo, muitas lavandas pra vc., nesta semana
É amiga... eu tô no processo de "lavar as pedras" ...
Adriana Felippe disse…
Amigannnn,

isso! lave-as com doçura e vc. terá amigas, indicando bons caminhos, por toda vida!
durante o 'processo' vc. perceberá que pedras, tb. são sábias e delicadas. simplesmente aceite!
gde. beijo!
Rosangela de Almeida disse…
Que lindo, que profundo.
São tantas pedras que perdi de vista!!
Nunca me esqueço da sua doçura!!
Abraços!
Adriana Felippe disse…
Rosangela,

que alegria encontrá-la aqui! reúna todas as pedras e construa, sempre!

Agradeço sua visita, gde. beijo!

Postagens mais visitadas