ARTE É A BUSCA DE LIBERDADE PARA NÓS E PARA TODOS...

Impactante! É como descrevo o breve e intenso contato com Michaël Douglas La Chance e Guy Sioui Durand, no último dia 13.
Tive o privilégio de assistir a palestra desses ilustres e emblemáticos canadenses.  Estão no Brasil participando do Projeto INTEGR(AÇÃO) São Paulo - Québec, realizado pelo SESC Pinheiros, cujo objetivo é promover a colaboração e a troca de experiências entre centros de produção de arte e ateliês das cidades de Québec e São Paulo.
Abaixo, tento, reproduzir um pouco do que foi este contato, que deixou-me em total estado de epifania.

13.04 Quarta
Michaël Douglas La Chance (Microativismo e suas implicações na arte da performance)
Michaël Douglas La Chance é professor, mestre em Artes e Diretor do Departamento de Artes e Letras da Université du Québec à Chicoutimi, CANADÁ.

Relata de forma pragmática o desejo de mudança da coletividade,  evidenciado através das mídias sociais.  A internet, através do Facebook e twitter, funciona como um veículo eficaz, rápido, urgente. Alerta e convida à "necessidade de se ligar ao momento".
A arte da performance surge como um mecanismo preciso para estabelecer essa "ligação".  Apesar de não ser previsível, de ser efêmera, até arrisco dizer que é feita ao acaso, pois não é possível determinar um resultado, expressa num diálogo poético esse desejo de mudança, que ocorre em várias partes do planeta, simultanealmente.
Michaël cita alguns:




 MedMob Austin, 27.02.11.  A ideia aqui é: faça uma investigação em você.


SILENT STAND  Egito, 09.07.2010
"Não era uma força bruta contra outra força bruta".  Não haviam cartazes, gritos, desordem.  Foi pedido apenas que levassem livros de oração ou poesia. E isto bastou para desestabilizar a ação policial; eles não sabiam o que esperar desta manifestação.  Mais um "tiro" certeiro da arte da performance.

Ficando em silêncio, em linhas regulares de frente para o Nilo e o Mar Mediterrâneo, milhares de egípcios, de ambos os sexos, idades e classes sociais diferentes foram vistos leitura em suas Alcorão de pequeno porte e os livros da Bíblia. Todo mundo estava lá para lamentar a morte de Khaled Said, um egípcio que foi espancado até a morte por dois detetives da polícia.
Fonte:http://dedi.org.eg/index.php/en/hiwar-mag/71-featured/485-protesters-qturn-their-backsq-to-egyptian-police-abuse

Mr. Chance encerrou sugerindo uma performance coletiva. Um minuto de SILENT STAND.  Pediu a todos os participantes que elevassem seu pensamento a Ai Wei Wei,  notável artista plástico chinês,  preso pelas autoridades chinesas, em 3 de abril, quando embarcava para Hong Kong e seu paradeiro ainda é desconhecido. Poucas horas após sua detenção, seu estúdio em Pequim foi invadido por mais de 40 policiais. Dezenas de itens foram confiscados e funcionários foram interrogados.
Impossível não "se ligar" ao momento.



Ainda neste mesmo dia, ouvi Guy Sioui Durand* (O conceito de tripulação e os centros de Arte de Québec)

Guy Sioui Durand é sociólogo, crítico de arte e curador.  Desde 1978 pesquisa e desenvolve atividades independentes em redes artísticas em Québec, CANADÁ, e em outros países.  Há uma peculiaridade em seu trabalho:  a arte indiana.
Para saber mais:
http://www.siouidurand.org/fr/index.php

Foi absolutamente comovente ouvir Guy, porque todo seu discurso encontrou ressonância em mim.  Ele fala de suas experiências e de outros artistas.  De como se dá a inserção da arte na sociedade, na vida.  Fala de uma arte socialmente engajada, da Arte para mudar o mundo.
Fiquei por alguns minutos refletindo, como fui parar naquela palestra?  Há três anos venho falando desta arte engajada, desta Arte que pode sim mudar o mundo e tudo o que o obtive foram ecos.  Por três anos ouvi minha voz repetindo, sem encontrar ressonância e de vez em quando ouvia: Hahahahahahahahaha! Deixe se ser utópica, Adriana.
De verdade,  conhecer o trabalho de Michaël e de Guy,  teve um sabor especialíssimo; desses que somente quem tem um paladar bem apurado consegue notar.
Hahahahahahaha! Deixem de ser utópicos, meus caros.  Nas palavras de Michaël: -"Arte é a busca de liberdade para nós e para todos."  Isso não é sonho, já está acontecendo e tem endereço: Québec.

Bonne appréciation‏!

Comentários

Lídia disse…
ADOREEEEEEEEEEEEI Amigan!
Pena que eu não pude ir...senti muito mesmo... =(

Bjo bjooo
Adriana Felippe disse…
Amigannnnnnnnnnnnnn!

Vc. fez falta! Mas outras exposições virão.
Bjão, inté amanhã!
Elizabeth disse…
Olá Adriana, deve ter sido muito interessante mesmo...gostaria de conversar um pouco mais sobre a palestra...bj
Adriana Felippe disse…
Claro, Beth!

É sempre um prazer. Podemos marcar inclusive no próprio SESC Pinheiros, vamos?
bjs
Flavia Cunha disse…
Oi Adriana!
Adorei a sua postagem. E o Blog também.
É bom quando a gente encontra eco, se sente provocada a continuar a ser/fazer/buscar e vibrar o que faz a alma de gente arrepiar e valer a pena!
flavia disse…
Adriana, gostei muito da postagem.
Adorei teu Blog.
É bom quando a gente encontra eco, e se sente provocada a continuar a ser/ lutar/ vibrar por tudo que arrepia nossa alma... e vê que "isso" é possível! bj
Adriana Felippe disse…
Flavinha,
vc. sempre me emociona e faz minha alma arrepiar!
Agradecida! Bjão,
Berna disse…
Sou uma mulher de muita sorte, pois tive o privilégio de poder compartilhar esses momentos maravilhosos e perpétuos. Tudo foi registrado com muita maestria cara amiga. Muito obrigada.
Beijos,

Berna
Adriana Felippe disse…
Berna,

Realmente somos sortudas. Agradeço sempre: Sou feliz por este momento; este momento é minha vida!

Bjão e outros momentos virão...
Unknown disse…
Aguardaremos felizes!!!
bjs
Berna
Anônimo disse…
Seu blog está maravilhoso, parabéns!!

Postagens mais visitadas